Ano que vem a Campanha da Fraternidade (atividade organizada pela Igreja Católica no Brasil, no período da Quaresma) trará a proposta de discutir a questão da Segurança Pública. Com o tema "Fraternidade e Segurança Pública" e lema "A Paz é fruto da Justiça" irá convidar a soceidade de uma forma em geral para debater sobre as mais diversas violências que permeiam e impedem a vida de nosso povo. Neste ano, realizou-se em Brasília um Seminário Nacional sobre Segurança Pública, organizado pelo Ministério da Justiça e CNBB. Na atividade estiveram presente a Pastoral Carcerária, Pastoral Afro, Pastorais de Juventude dentre outras organizações eclesiais e sociais. Representando as Pastorais de Juventude contamos com a presença de jovens da PJ (Pastoral da Juventude) e da PJE (Pastoral da Juventude Estudantil), além da presença de representantes da Trilha Cidadã, pertencente a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude.
É importante ratificar que ano que vem, também estará acontecendo no cenário, Conferências Municipais, Estaduais e Nacional de segurança Pública e que a juventude, principal vitima da violência não deve se abster ao debate sobre aquilo que está acabando com o sonho de muitos rapazes e moças. Também é importante pautar a questão da Redução da Maioridade Penal, das Questões Raciais e de Gênero, assim também do Projeto de Lei 122 que criminaliza a Homofobia.
Mais do que votar, é necessário um debate preparatório nos grupos de bases, comunidades, e outras organizações para que esclareçam melhor sobre as questões que hoje estão pautadas de forma em que os pobres têm pouco acesso ou não lhe é transmitida de forma clara e objetiva.
Que possamos construir uma verdadeira Campanha da/de Fraternidade inclusiva, sem ferir ninguém, principalmente os menos favorecidos e excluídos.
0 comentários:
Postar um comentário