MAIS UM JOVEM MORTO NO BENGUÍ

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Nesta madrugada, mais um jovem foi assassinado, vítima da violência e extermínio que vem ceifando a vida de muito/as destes/as. Ainda está presente em minha memória, os últimos suspiros de agonia e dor... Nas pessoas ao redor do corpo, o lamento: "que pena... tão novo!" De um dos policiais a fala: "se fosse um pai de família..." (por conta do não demorar do IML ao chegar no local). De outro, a voz alta, quase a gritar com um outro jovem por ter tecido um comentário "incerto" sobre o fato. Nos arredores, o comentário de que o mesmo já havia sido agredido a alguns metros dali, sendo roubado sua bicicleta... e que em busca de "justiça com as próprias mãos" teria ido se armar, para vingar-se. E ao subir a baixada, teria sido alvejado por tiros (até onde escutei foram 4 disparos). Na perícia, percebeu-se dois tiros: um que atingiu seu olho esquerdo e outro as costas.

Para o IML e a polícia, pode ser mais um dos tantos jovens assassinados, para a Igreja, pode até ser mais um nome incluso na lista da missa de 7º dia... Para mim, é mais um motivo de indignação e um fator para reafirmar minha opção pelos jovens: CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS!

Antes que chegue o tempo em que se invada templos e casas, antes que se chegue o tempo em que ser jovem é ser "sortudo", eu quero continuar a lutar, para que a Juventude conquiste dignidade. O Evangelho para mim é claro: Cristo não foi tímido frente aos problemas que enfrentou em sua época. E ia a raiz de tais problemas...

Antes mesmo que este jovem tivesse levado tais disparos que retirou sua vida, a ausência de uma série de direitos já fazia sua vida convergir para a situação que encontrou nesta madrugada. Não quero com isso absolutizar, mas instigar a uma reflexão comum em muitas vidas que aqui no Benguí se encontram: há como ter vida em abundância num bairro que sofre com a ausência de uma série de serviços básicos para a população? A comunidade está tentando, sobrevivendo.

Dos parlamentares eleitos em nosso bairro, ainda não vi uma prática que vai além do assistencialismo. Está na hora de abrir os olhos e ver os sinais dos tempos. Renovar é tornar novo todas as coisas! E todas não implica em "umbiguismo", mas ir mais além dos muros de nossas casas, escolas, igrejas, grupos políticos... Renovar é cuidar do planeta e das pessoas que aqui vivem.

Fico a imaginar a dor de sua mãe de todos/as que o queriam bem... ponha-se no lugar destes/as. Poderíamos ter chegado antes... mas não deu. Porém, ainda há tempo pra se fazer muita coisa. "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!" (Mt 13,9).

0 comentários:

Postar um comentário