DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO 2012

quinta-feira, 8 de março de 2012

Fui a Malásia, no sudeste da Ásia. Acolhido por malaias e malaios que com a palma das mãos unidas e uma leve inclinação, logo me saudaram: “Selamat Datang”. Descobri que conhecia muitas(os) delas(es), gente do povo. Gente que conheci nestas andanças, que enriquecem nossa diversidade racial, religiosa e cultural.
Arte do cartaz do DMO 2012
Logo fui envolvido pelas mais lindas canções da caminhada. Canções que entravam em sintonia com as palavras que permeiam o livro de Habacuque: “Que a justiça prevaleça”. Naquela noite, envolvidas(os) pela mística ecumênica, nos colocamos a orar em unidade com diversas pessoas no mundo inteiro... Era DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO!

Havíamos vivido esta experiência em países como Papua Nova Guiné, no Chile... E agora em 2012, armamos nossa tenda no maior país do continente asiático. Como todos os anos, as mulheres foram responsáveis em preparar e animar este momento que acontece sempre na primeira sexta-feira do mês de março.

O cuidado com a história e a cultura é um dos elementos que não se perde de vista. Estes dois elementos se fazem presente durante toda liturgia. Celebrar a partir da Malásia, me fez perceber o quanto a luta delas(es) pela justiça, é comum com a nossa no Brasil.

Todos os anos, se coloca em comum as dádivas do Criador, para que possam multiplicar vidas em várias instituições de caridade. O DMO é também um momento de partilha, de solidariedade.

Nas mãos das mulheres, a Malásia se fez liturgia: ação de Deus com/para o povo! No louvor feminino o canto e o encanto de mulheres e homens semeou em Belém do Pará e no mundo inteiro, sementes de justiça. Junto com as mulheres “quero entoar um canto novo de alegria, ao raiar aquele dia de chegada em nosso chão...

O Dia Mundial da Oração, nos coloca em comunhão com o Transcendente e com uma cidadania planetária. Neste sentido, que o DMO nos ajude a converter ao respeito pelo feminino, no diálogo e na cooperação entre as(os) cristãs/cristãos, perdurando por muitos anos, continuando alimentar a cultura da paz!

1 comentários:

Anônimo disse...

O DMO já é uma tradição em Belém.
Nste ano, no final de celebreção foi servido arroz doce... uma delícia... assim como este texto do Edu.

Tony

Postar um comentário