1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude

quarta-feira, 31 de outubro de 2007


O governo federal lançou em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude que tem como objetivo, a Democracia participativa, fortalecer o debate público e conquistar o destaque na agenda nacional.
O lema da Conferência é “Levante sua bandeira”. Os eixos da discussão são “Juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional”; “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude”; “Desafios e prioridades para as políticas públicas de juventude”. A idéia é que sejam trabalhados doze cadernos temáticos, além do texto base, abordando temas como educação, saúde, sexualidade, drogadição, emprego e renda dentre outros.
A Conferência é um processo de participação, formação e diálogo com a sociedade brasileira sobre o tema juventude. Um espaço intergeracional de diálogo entre gerações para discutir políticas públicas de juventude. Uma oportunidade de a juventude participar e expressar sua voz para sociedade brasileira e um passo fundamental no desenvolvimento das políticas públicas de juventude. Ao fim da Conferência, os jovens de todo Brasil irão apontar soluções para as principais questões tematizadas.
A idéia é que se ouça toda a sociedade, pais, professores, associação de moradores, os movimentos sociais, os estudantes, àqueles que lutam por terra, moradia, respeito aos direitos civis. A Conferência Nacional acontecerá de 27 a 30 de abril de 2008, em Brasília. Até lá qualquer pessoa pode participar através das Pré-Conferências (na faculdade, na universidade, nas escolas de ensino médio, todas as instituições de ensino vão receber kits do Ministério da Educação para a sua realização); através das Conferências Virtuais pelo site www.juventude.gov.br (podendo ser colocado as sugestões, fotos, músicas, vídeos) e; através das Conferências Livres que pode ser realizado por qualquer grupo de pessoas maiores de 15 anos.
Com as conferências municipais objetiva-se também que, nos municípios onde ainda não há órgãos de juventude e conselhos municipais de juventude possam agora se constituir. Os resultados esperados são: a obtenção de um banco de dados, redes fortalecidas, relatórios de desafios e soluções prioritárias e uma declaração coletiva. De cada relatório serão tirados 3 desafios e para cada desafio, 7 soluções. O material de apoio será o Texto Base e o caderno de temáticas (12 temas).

0 comentários:

Postar um comentário