A PALAVRA INSPIRADA PARA A NOSSA INSPIRAÇÃO

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Há mais de 2000 anos e até hoje não escreveram nenhum livro tão importante para a maioria do mundo como a Bíblia. Ela é a lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (Sl 119,105). Claro que hoje temos diversos escritores renomados, autores de belas obras literárias, porém, muitas de suas obras se restringe na maioria das vezes a uma época. E é esse um dos grandes diferenciais da Bíblia: escrita para todos os tempos e para todas as culturas.

A Bíblia é uma coleção de livros, contando a História do Povo de Deus. Logo percebemos que ela é historiográfica, ou seja, Ela não é um somente um conto, mas suas palavras são alicerçadas no chão em que se originou. Sua leitura merece cuidado minucioso e crítico para que não se caia a um moralismo fundamentalista. Paulo nos ensina que sua finalidade é ensinar e nos dar esperança (Rm 15,4).

É uma Escritura inspirada por Deus (2Tm 3,16), inspiração esta que deriva-se de “in spiro”, soprar para dentro. O Senhor estimulou a esta revelação, que hoje traduzida em quase todos os idiomas, tem se propagado aos quatro cantos do mundo. Para melhor compreendermos o que seja esta inspiração, podemos fazer um comparativo com a chuva: a água (inspiração de Deus) que cai um chão (povo) faz germinar a semente (Palavra).

Bem sabemos que a sociedade daquela época não era hegemônica. Desde Caim e Abel (onde um era agricultor e outro pastor de ovelhas) até os dias atuais, as estruturas sociais são diferentes. Tomando isso como base e a pluralidade de autores dos Escritos Sagrados, consegue-se perceber uma certa intervenção cultural nos textos. E é aí que se encontram a inspiração e a revelação.

O teólogo Leonardo Boff diz que cada ponto de vista é a vista de um ponto. Por exemplo: se você visualiza uma mulher grávida somente de costas, dificilmente perceberá que ela está a gerar um filho em seu ventre. Todavia, vista de frente, logo é percebida sua gravidez. Assim, a participação humana torna-se grande riqueza, pois ela também faz parte de Deus. Ainda que não na sua integra, Deus não esta na sua totalidade no homem/mulher, mas o seu Sopro de Vida se faz presente nestes.

Muitos foram inspirados em sonhos ou outras maneiras que o Pai utilizou para chegar ao coração destes. Entretanto, os cuidados em revelar a Mensagem, ficou a seus inspirados e como parte do povo, corporificaram a Palavra.

Um outro exemplo, nos pode também esclarecer um pouco sobre a sua elaboração. Uma planta pode ser direcionada artificialmente a crescer para uma direção fora da sua naturalidade. Entretato, esta estará sempre voltada ao sol. Apesar da intervenção cultural, a Palavra de Deus sempre esteve atenta a seu Projeto. Ela é parte do se Projeto!

Jesus revela as maravilhas do Pai, levando o povo a exercitar a virtude (do grego “virtuos” = esforço) adquirida pelo Espírito Santo: a sabedoria. Porem, muitos só tomavam conta dessas verdades, quando já estava consumada as coisas (cf. Lc 24,32). Hoje somos todos convidados a escutar a Voz de Deus não somente para reproduzir, mas para transformar. E nesse sentido, a Bíblia é a nossa inspiração para revelarmos seus planos.
Que a Palavra desça como a chuva, que se espalhe como orvalho, como chuvisco na relva, como aguaceiro na grama (Dt 32,2) fazendo florescer vida no meio do Povo!



Eduardo Soares.

0 comentários:

Postar um comentário