Passeio por 2009

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Na minha primeira postagem de 2010, gostaria de inicialmente agradecer todas e todos que contribuiram direto ou indiretamente em minha vida. As companheiras e companheiros da Pastoral da Juventude e dos demais segmentos juvenis, das CEBs e Pastorais Sociais, aos militantes LGBT e ativistas contra a AIDS... Que possamos neste novo ano, continuar esta construção do outro mundo possível. E por falar nisso, vamos dar um passeio em 2009:

Puxa, o ano iniciou logo com o 9º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, nas terras nordestinas de Natal/RN. Não deu para estar presente, mas acompanhava diariamente as notícias que de lá tínhamos acesso pela internet ou pelo telefone. E na seqüência o Fórum Mundial de Teologia e Libertação e o Fórum Social Mundial, realizados aqui na Amazônia, mais precisamente em Belém/Pa. Me arrepio só de lembrar daquele grande cortejo pelos corredores da cidade das mangueiras, aquela chuva, aquela diversidade cultural, sexual, religiosa... Caraca! E as/os novas/os amigos: Jacson, D. Jadilza, João, John, Beth... E o reencontro com Pe. Ari na tenda "Ir. Dorothy", da Mariana ao som nordestino e nortista, em uma das noites culturais.e Mercedes Budalles na oficina de danças circulares sagradas. A vontade de ter encontrado Pe. Marcelo Barros que por problemas de saúde não pode vir e o aquecer da militância nas palavras de Leonardo Boff... Sem contar nas noites de cervejas e bate-papo, seguido de açaí com peixe frito com os amigos da EDA-REMAR de Natal/RN.

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém, também caminhou, apesar de suas dificuldades que ainda se fazem presentes: 3ª Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude Arquidiocesana (3ª RAPJA); Encontro para novas Lideranças (realizado na Paróquia Menino Deus); as atividades dos 15 anos da PJ na Paróquia Cristo Rei; I Curso de Formação para Coordenadores (realizado pela Paróquia Santo Antônio de Lisboa); participação na celebração ecumênica pelo Dia Mundial da Oração; Oficina em preparação à Semana da Cidadania e atividades da SdC nas Paróquias; parceria com a Catequese na construção do Dia Mundial da Juventude (onde fizemos nossa despedida do ex-arcebispo: D. Orani Tempesta); Encontro "Pai D'égua" na Paróquia Menino Deus; participação na Reunião Ampliada da PJ/Norte 2 (com a ida da ex-secretária da PJA, para o secretariado regional da PJ/N2); Dia Nacional da Juventude com Seminário e Show Cultural (com parcerias sociais, eclesias e do poder público); participação no Grito das/dos Excluídas/dos; Reuniões Ampliadas, visitas a Paróquias...

O Movimento LGBT com Paradas, em especial a 8ª Parada LGBT de Belém e o Encontro Estadual realizado em Marabá, que não tive como participar por estar participando do IV Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/AIDS, em Curitiba/PR. Que saudade da Júlia, do Eduardo, do Roberto e do Tom (que nos deixou este ano)... Nesta caminhada de luta contra o preconceito e contra a AIDS, somamos no Grupo Gestor Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas com parceiros/as da SEDUC, SESPA, SEJUDH, TXAI e UNICEF, logo após o Encontro Regional do SPE.

Ano 2009, também foi de "Direitos e Comunidade", o Projeto da ONG Só Direitos tendo como objetivo fomentar e fortalecer redes comunitárias para a prevenção da violência sexual e o tráfico de pessoas. Como resultado, fica a Rede Benguí-Tapanã, organizada por diversas organizações destes bairros, lutando pela vida. Por falar em Direitos, não poderia deixar de recordar da Capacitação sobre Incidência Política e Controle Social, realizada pela Pastoral de DST/AIDS. Com toda certeza, fortaleceu nossa atuação política nas intervenções nas políticas públicas de saúde...

Não poderia eu de recordar o Projeto Juventude pela Vida, o festejo afro da cabocla Mariana e mais um ano de "Paranativo" com Seminário e Celebração Intereligiosa, sem preconceito e com muito axé! A Feira Pan-Amazônica do Livro em mais uma edição me aproximou mais da Editora Expressão Popular, onde atualmente contribuo para a distribuição de suas publicações. Além, de conhecer o grande companheiro Pedro, a Nilma e outras/os, até os exagerados da Barsa (hehe). No meio a tantas atividades lazer e zuação nas boates e praças de Belém: dançando, conversando, sorrindo, namorando... Encerrando com uma viagem ao Marajó, mais precisamente na Cidade de Breves, a conhecer novas pessoas e também descobri a série "Queer as Folk" (no Brasil, com o nome "Os Assumidos"), que traz a vida de um grupo de homossexuais. em Pitsburgh Puxa, como me encontrei nesta série! Em outras postagens escrevo mais sobre a série.

É, com certeza o ano que passou deixou-me lembranças inesquecíveis. Minhas perspectivas para este novo ano vem na certeza de que Deus continuará presente em minha vida. Seja através das pessoas que Ele colocou ( e colocará) em meu caminho, seja através dos outros meios. Que a mesma força libertadora que impulsionou nossa ação, possa ser nosso sustento na construção da "Civilização do Amor", do "Outro Mundo Possível".

0 comentários:

Postar um comentário