Saber Cuidar (Parte 1)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Comecei a ler estes dias, uma obra que há tempo venho buscando degustar, na saborosa arte destes(as) que nos presenteiam com sua sabedoria. "Saber Cuidar" é uma riqueza que Leonardo Boff*, escreveu década passada e que até hoje permanece atual.

Ainda estou nas primeiras páginas, que já mostram a riqueza que este livro tem a dar. A introdução, logo me chamou atenção, quando reflete que nosso cuidado se resumiu à algumas criações virtuais. Na ocasião, ele cita o tamagochi (aquele "bichinho" virtual, criado pelos orientais), no qual poderiamos comparar aquela fazendinha que tem no orkut. E por falar nisso, me lembrei de uma mensagem que li certo dia que dizia: "se tivéssemos o mesmo cuidado com a natureza real, com o cuidado que cuidamos da fazendinha do orkut, poderíamos reduzir o desmatamento". Fato, não?

Uma beleza quando afirma que o cuidado precisar ser mais que ato, ser atitude. Não ser momento, mas uma constante em nossas vidas. Algo profundo, que nos ajuda a (re)significar nossa prática consigo e com os(as) outros(as), numa ótica integral.

Bom, vou continuar minha leitura, aliada também a uma experiência que estou me propondo construir com uma pessoa muito bacana que (re)encontrei estes dias, despertando algo em mim. Não sei se as duas coisas tomaram o mesmo rumo (a leitura e a paixão), mas buscarei tratar cuidado ambas.
_______
* Leonardo Boff é teólogo, filósofo e escritor, autor de numerosas obras, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. É respeitado pela sua história de defesa pelas causas sociais e atualmente debate também questões ambientais.

1 comentários:

Unknown disse...

legal fera vai adiante pois vc vai bem longe

Postar um comentário