Realidade violenta e emergente

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

De um certo tempo pra cá a realidade em meu bairro, especificamente na minha rua ficou difícil. A violência se tornou uma constante em nosso meio. A violência que é algo anormal, se tornou tão normal que diariamente vemos diversos assaltos em um só dia, o que me faz recordar de uma conversa cômica com uma companheira, onde concorriamos qual bairro era mais violento, e eu falei pra ela: "Na minha rua tem assalto todo dia!". E sabe o que ela respondeu? "Na minha rua tem assalto o dia todo!" E comungamos da mesma dor.


A minha rua está numa situação de triste abandono. O asfalto chegou. Os modernos "olhões da Rede Celpa estão aqui. As viaturas passam quase todos os dias, mas...



Infelizmente que passa pela rua de casa e não é conhecido, é vítima dos assaltos que frequentemente são realizados pelos jovens e adolescentes que pelo sistema são esquecidos. Sem perspectiva e pelo abandono de seus familiares, estes são recrutados à criminalidade que os rodeam. E algo mais lamentável ainda, é a entrada de crianças no narcotráfico.

Causas que apontamos empiricamente é a crise educacional, o desemprego, a mídia com seus produtos, e o desamparo familiar. Quem sofre: primeiramente são os jovens que no contraste de muitos discursos e propagações midiáticas, são mais vítimas, onde podemos confirmar no tanto de jovens, em foco, do sexo masculino, mortos em homicídio em nosso bairro.

As instituições do Estado: é só chegar em um centro de saúde ou instituição do ensino pública, e perguntar dentre seus servidores se já sofreram assaltos. O número não vai ser mínimo.

Enfim, que sofre com tudo isso é pricipalmente a Comunidade pois se professores e enfermeiros são vitimados, a educação e a saúde se torna mais distante de nós, por ficarem amedrontados. E se a violência está recrutando mais cedo crianças e adolescentes, e o futuro???

A ação deve ser no presente e já! Igrejas evangélicas promovem cultos, e atualmente temos 2 Igrejas nas proximidades da "esquina do perigo". Mas acredito que podemos potencializar muito quando empresários e governo, começarem a assumir concretamente a juventude. Cultura e Religião unindo-se e o governo dando condições, com certeza faram nossas utopias virarem realidade...

1 comentários:

Dedé disse...

muito bom os comentários parabéns.
sou teu fã mano....

Postar um comentário