Saudades do IV Encontro Nacional de Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Dedico este escrito a cada jovem que vive e convive com HIV/AIDS, em especial a Kleber (Curitiba/PR), Júlia (São Gabriel/RS), Eduardo (Niterói/RJ) e a todos/as demais companheiros/as que a memória não alcança mas o coração abraça, do IV Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/AIDS.

O sono já dava sinais de presença. Também, com a chuvinha da tarde, precedida de uma tigela de açaí com farinha d’água acompanhando o almoço, só poderia ter bocejos na sobremesa. Ponho minha cabeça sobre o travesseiro, a pensar sobre a experiência que vivi no último final de semana. De repente, me sinto puxado a outro lugar...

- Arrasou!
- Quem eu? – No susto, pergunto a Júlia.
- também! Todos nós arrazamos no IV Encontro Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS.
- É, espero que o próximo a gente possa nos reunir e com mais jovens partilhar informações e história de nossas vidas.
- Quem sabe não irá ser aqui em Belém do Pará, tomando uma cuia de tacacá, no Ver-o-Peso, às margens da Baia do Guajará. Adorooooooooo!

De repente, vimos dois jovens vindo em nossa direção. Era Roberto e Rafael a nossa procura.
- Pow, cadê a galera? Viemos matar a saudade com a galera aqui nestas terras amazônidas. O Uziel tinha falado que a moçada estaria toda aqui nesta cidade.
- Epa! Surge Oséias ao lado de Samir dando um baita susto na gente. – Uziel vai encontrar a gente lá na República. Não se avexem que ele, Lauren foram conhecer a cidade com Hugo e já devem estar chegando lá na praça.
- Gente, então vamos seguir pra lá!

Subimos a Presidente Vargas, levamos logo Samir que estava a comprar pupunha na avenida. Ao chegarmos na República, avistamos logo os companheiros e companheiras no Bar do Parque. Ali iniciamos nossas memórias do Encontro que passamos juntos e juntas. Sentei-me ao lado de Kleber e José Rayan que após um abraço apertado me dizia:
- Contamos com a força de vocês aqui do Pará ein!
- Beleza!

E entre sorrisos, abraços, lágrimas e “maraaaaaas”, construíamos a colcha da memória, com os retalhos que cada um trazia. Atitudes proféticas de denúncias a cerca do apoio e tratamento as pessoas vivendo com HIV/AIDS e anúncio de novidades: editais, parcerias dentre outros. Num certo momento, pedi a palavra para também partilhar:

- É galera, o que o salmista fala é verdade: “Como é bom e agradável os irmãos e irmãs viverem unidos/as” (Sl. 133/132). O que vivi naqueles dias frios em Curitiba, fez arder meu coração da mesma forma em que ardia o coração dos discípulos a caminho de Emaús quando Jesus lhes falava as Escrituras. Em cada partilha, em cada informação, “Ruah”, Sopro de Vida. Em cada história, uma teologia libertadora: Deus caminhando com os/as jovens Vivendo e Convivendo com HIV/AIDS a lhes dizer “Levanta-te, vem para o meio” (Mc 3,3). No assumir-se protagonista, cada um e cada uma assumiu com coragem a construção de um novo céu e uma nova terra (Ap 21,1),um outro mundo possível, assumindo-se a mudança que o mundo espera ver, como ensinava Mahatma Gandhi.

Tocou-me profundamente os laços de fraternidade que entrelaçavam aquele Encontro. Teologia juvenil. O Divino no jovems se manifestando no cuidado com o/a outro/a sem qualquer preconceito. Oxalá, a mística deste Encontro fortaleça cada vez mais nossa luta e nossa esperança para que todos e todas tenham vida em abundância (Jô 10,10)

Mal eu acabava de falar e sentia-me puxado de volta de meu sonho, dando tempo somente de abraçar Eduardo do Rio de Janeiro e Wallace. Olho para um lado e outro, procurando a galera e só encontro meu irmão deitado na cama dele no quarto. Envolvido por uma saudade, sou confortado com o trecho da música de Elis Regina: “Mas sei que uma dor assim pungente, não há de ser inutilmente, a esperança, dança na corda bamba de sombrinha e em cada passo dessa linha pode se machucar. Azar, a esperança equilibrista, sabe que o show de todo artista tem que continuar...”

Que o Deus da Vida nos acompanhe sempre onde estivermos: na estrada da luta, na fé que não se cansa e no rosto de cada jovem vivendo e convivendo com HIV/AIDS. Na certeza de dias melhores, abraço a todos e todas.

Eduardo Soares.
Militante da Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Belém/Pa.
Agente da Pastoral de DST/AIDS – CNBB/N2
Pra ver: www.eduardodaamazonia.blogspot.com
Pra falar: (91) 82418674 – Orkut / MSN /E-mail: edulogia@hotmail.com





3 comentários:

Hannah disse...

nossaaa eduardo fiquei profundamente tocada cm o texto que vc fez p nos tds da rede!!
realmente foi inesquecivel!!! foi td d bom!!! e cm diz a juliaa ...ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOO
saudades imensas!!

julya disse...

Amigoo Maraaaaaaaa!! Saudad~e imênsa mesmo.. Nossa esse encontro pra mim foi um momente de bastante reflexão de mais uma vez troca de muitas experiências.. Foi Maravilhosoooooo!
Mais vou te dizer uma Coisa Batata Gratinada estávamos todos te prokurando pois tinham colocado um Eduardo em nosssa equipe mais nós não sabiamos quem era.. Entaum qdo partipei com vc dakéla oficona meu Deus Amei e desde o primeiro instante ki te vi acreditei que de simples olhares ki nós trokamos ia nascer ali uma Grande Amizade.. e Realmente foi o que aconteceu ficamos Amigossss Inseparáveis.. onde eu ia vc ia e onde vc ia eu ia atráz!
a única coisa que naum gostei e que vo continua tentando sua Bixa gratinada era saber que vc era Gay...
Que Invéja um Home tão Lindo Gay..
fazer o que néh nossa rede de jovens esta ai pra mostra pra muita gente q temos varias diversidades ao nosso lado.. te
respeitei e te respeito até hj..
Vc pra mim foi e é uma pessoa muito ESPECIAL!! Naum kero perder tua Amizade nunka Adorooooooooooo!
Mesmo longe nunka vou eskecer de tih viu batata gratinada!
hehehehehehehehe
Amei o texto obrigado por me fazer ver kiii assim komo existem pessoas Preconceituosas ki passam por cima de nós como se fossemos um nada Existe aquelas pessoas ki Deus deu conhecimento o bastante como vc que sabe que nós precisamos de pessoas assim ki nos aceitem como somos! que naum se preucupam com nossos defeitos.. naum olham o exterior da gente e sim o interior!
Obrigado meu Deus por ter me dado o prazer de conhecer esssa Bixa batata Gratinada que AMO muito!!
Saudade imênsa!!
Te Amoooooooooooo
vc mora em meu Coração!

MeL disse...

E muito bom ver que todo trabalho esforço valeu! ver que o evento aconteceu e que muitos jovens sairam motivados e dispostos a lutar por sus vidas, a se assumir e tornar se protagonista de sua propia historia, (a começar por mim)
a reportagem fico maraaa
galerinha que me emociona!
muita saudades da galera, carrego comigo um pouquinho de cada um que tive o praser de conviver nesses dias de evento...

recordar é viveer! saudades imensa!

Postar um comentário