Palavras sobre Advento e Libertação

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O advento é momento oportuno para refletir: como estamos esperando a libertação? Como estamos preparando a vinda do Cristo? Sim, porque com certeza você já parou pra ver o quanto a violência está presente em nosso cotidiano. E quando falo da violência, não quero resumir somente a física, mas as variadas formas que ela se manifesta. Será que somente com "assistencialismos" e "faz-de-conta que te evangelizo" dá jeito? Acredito que não... Mas, ainda bem que ainda tem gente que acredita e faz a libert-ação! Bem-aventuradas/os estes que tem fome e sede de libertação!!!

E as Escrituras nos alertam: "Ergam a cabeça!"(Cf. Lc 21,28). Abram os olhos, levantem-se e vão profetizar: denunciem tudo aquilo que está, de fato, destruindo a vida e anunciem formas possíveis de mudança na realidade, ensaiados e discutidos com as/os empobrecidas/os. Mas cuidado, "nem tudo que reluz é ouro". É preciso estar atento com as ferramentas (música, teatro, dança, meios de comunicação...) que se utiliza para promover libertação. É preciso que elas também estejam com este propósito. Mais que isso: percebem se estas não estão fortalecendo o comodismo, o individualismo e o consumismo.

Já não nos basta ficar somente enfeitando nossas casas, preparando a ceia natalícia, se as políticas públicas que precisamos, nos falta. O coro pode até está afinado na celebração de Natal, mas lembre-se: na hora do Noite Feliz, nem todas as casas terão pão...

1 comentários:

Mariza valadares disse...

Olá...Sou Mariza Valadares...Bom ver que o nosso território Quilombola de Jambuaçu está agradando as pessoas que vem nos visitar.
Participei também do dia da Consciência Negra na Casa Familiar Rural( sou aluna),inclusive do teatro do oprimido com você.
Sem querer te achei e gostei muito do teu blog.
A Silvana é minha professora e uma pessoa muito importatente para todos nós, alunos da C.F.R.

Eu pretendo fazer um blog sobre o Território Quilombola e quando ele estiver pronto mando o endereço pra ti ver e dar a tua opinião,rsrsrs.....

Abraços.

Postar um comentário